Collab? Temos! Muito bom quando encontramos parceiros que podem esclarecer mais cada um dos temas que nós amamos, não é?!
Então aproveita que temos hoje uma convidada especial! Ela é uma amiga querida, além de uma grande especialista em Direito Tributário!
Empreendendo em Casa na Pandemia Tomada de decisões & Pesquisa de Mercado
Muitas pessoas infelizmente perderam seus empregos fixos ou tiveram seus salários afetados em razão da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. Neste caso, pode ser uma boa ideia começar a empreender para garantir algum suprimento de renda. Com sorte e boas doses organização e trabalho, esse pode ser o início de uma história de sucesso. Quem sabe?
O empreendedor de sucesso tem, em geral, excelente capacidade para tomada de decisões. Já pensou nisso? Ele sabe o momento certo de avançar ou dar um passo atrás, o que o ajuda a aproveitar bem as oportunidades ou a se resguardar nas situações de maior risco.
O que é necessário então para tomar decisões? Eu diria que analisar informações relevantes sobre o seu negócio é o principal fator. Estas informações constarão de documentos ou fontes confiáveis e devem atender ao fator tempestividade, ou seja, esses dados devem ser "frescos", recentes; caso contrário, não atenderão ao requisito da relevância.
Se estiver partindo do zero, a primeira coisa a fazer é pesquisar o mercado na sua região. Há demanda para fornecimento do seu tipo de produto ou serviço? Quanto esse público está disposto a pagar por ele? O produto ou serviço disponível na sua região é comparável ao seu? Que tipo de diferencial você pode oferecer? Ao responder estas questões, você começará a ter ideia de quem são seus potenciais clientes, quais as preferências desse público e quanto ele estaria disposto a gastar comprando de você.
Ora, mas como fazer essa pesquisa? Dá um Google!! Essa é uma ótima forma de começar. Só tome cuidado com as fontes de informações – que não podem ser falsas e nem desatualizadas. Fique também atenta também ao aspecto regional da sua pesquisa: em se tratando de demanda e de preço, esse aspecto tende a fazer muita diferença. Não custa procurar o SEBRAE de sua região, que normalmente oferece cursos e materiais gratuitos de excelente qualidade, ou até mesmo consultorias a preços bem convidativos, caso você tenha interesse em fazer um estudo de viabilidade econômica.
Outras formas interessantes são participar de grupos de WhatsApp de empreendedores da sua cidade, bairro ou condomínio, ou ainda gerar formulários eletrônicos de pesquisas – tipo Google forms ou Microsoft Forms, ambas ferramentas gratuitas – que você pode divulgar entre seus contatos e nas suas redes sociais com o objetivo de coletar informações relevantes para a sua tomada de decisões. Se for usar essa última dica, pensa bem direitinho em quais perguntas você vai fazer, para assegurar que as respostas sejam realmente úteis à sua pesquisa.
Fico por aqui!! Espero que tenha gostado! Na nossa próxima collab, vou dar dicas para você enfrentar outro grande dilema: precificar seu produto ou serviço! Até mais!!
|
Comentários
Postar um comentário