Collab? Temos! Muito bom quando encontramos parceiros que podem esclarecer mais cada um dos temas que nós amamos, não é?!
Então aproveita que temos hoje uma convidada especial! E sobre esse tema que a gente vive falando no Instagram!
Mesa Posta: comer com intenção é atenção
Alimentar com atenção plena, sair do "piloto" automático e comer com intenção é atenção
Atualmente os transtornos alimentares podem ser considerados como problemas de saúde pública. Afinal, por causa deles, temos visto a aumento de doenças, como o diabetes, a obesidade, problemas cardiovasculares, etc.
A refeição, em um passado recente, era um momento sagrado. Havia o costume da família reunir-se em volta a mesa e compartilhar a refeição.
Atualmente, o que era um hábito, tornou-se a exceção. As refeições são às pressas e um convidado muito nocivo está presente nesse momento: o celular. Antes do advento dos smartphones, a televisão ocupou esse posto durante algum tempo. Talvez, ainda ocupe para algumas pessoas.
A consequência dessa mudança de comportamento levou a perda da consciência alimentar. Ao não estar presente, no momento da refeição, não temos a real percepção do que estamos comendo, como estamos comendo e, sobretudo, o que o nosso corpo necessita para ser alimentado adequadamente. O resultado já sabemos qual é: o desenvolvimento dos transtornos alimentares e doenças decorrentes.
Nesse cenário fatídico, práticas que visam o desenvolvimento da atenção plena à mesa têm chamado à atenção de muitas pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida e hábitos alimentares.
Essas técnicas fazem parte do Mindfulness Eating – comendo com atenção plena.
A Mesa Posta tem papel fundamental nesta prática, porque a consciência alimentar começa com ela.
No mindfulness Eating, é direcionar atenção plena ao ato de se alimentar.
No mindfulness eating alguns passos devem ser seguidos.
• a) Prepare a mesa e desconecte-se do celular • b) Sente-se de forma confortável • c) Respire conscientemente e observe a sua mesa e os alimentos. • d) Contemple o alimento por um momento. • e) Aprecie o alimento, desenvolvendo atenção ao aroma, temperatura, sabor e textura de cada alimento. • f) Descanse os talheres entre cada garfada, dando oportunidade de mastigar adequadamente e experienciar todas as nuances do alimento. • g) Perceba se o alimento lhe traz alguma emoção, mas não faça julgamentos sobre elas. Apenas sinta. • h) Desenvolva a percepção do local. Dedique tempo também a dar atenção a outras pessoas que talvez estejam lhe acompanhando nessa refeição. • i) Ao terminar, percebe se seu corpo está satisfeito e se a vontade de repetir ou comer aquela sobremesa não é um comportamento ligado à ansiedade. • j) Agradeça pela refeição e por esse momento sagrado de alimentar o seu corpo. Estas orientações foram passadas pela professora Isabela Wastowski, Instrutora de Mindfulness eating pelo Mindfulness Trainings International. Membro da AbraMind. |
Comentários
Postar um comentário